Dicas para medir brilho no papel

O brilho é uma propriedade ótica fundamental do papel. Além disso, é um elemento crucial no controlo de qualidade de fabricantes dedicados à impressão de embalagens.

Juntamente com um testador de tinta offset para imprimibilidade, um espectrofotómetro de boa qualidade e uma cabine de luz, estará no bom caminho para o sucesso.

Figure 1: Our printability tester

As nossas soluções são user-friendly. Por exemplo, os ink testers da IGT Testing Systems, eles produzem provas de cor para sistemas de medição de colour-matcing.

As nossas soluções ajudam-no a:

  • Popupança de custos
  • Diminuição dos tempos de paragem na produção e desperdício de nateriais. Para mais informações clique aqui.

Não obstante, após esta breve introdução, vamos refocar o nosso post na questão em causa, que é dar-lhe algumas dicas sobre a medição de brilho no papel.

Em termos simples, o brilho é a capacidade que o papel tem de refletir a luz incidente de forma difusa ou unidirecional.

Normas Aplicáveis: TAPPI T 480

Unidade de medida: percentagem

Este pode ser atribuído ao papel através de processos de calandragem ou da aplicação de agentes de revestimento, traduzindo-se, assim, como um fenómeno que é tanto físico quanto ótico. Fisicamente, um papel com uma superfície mais rugosa tende a ter um aspeto mais mate, uma vez que a luz incidente refete em diferentes direções. Por outro lado, um papel com uma superfície mais lisa, reflete, a luz na mesma direção, provocando um efeito brilhante.

O brilho de um papel pode ser condicionado oticamente pela quantidade de OBA adicionados em massa, uma vez que estes são sensíveis à quantidade de radiação UV presente na luz incidente.

Um papel brilhante tem um aspecto elegante, sendo a propriedade por isso vital para a publicidade, impressão de embalagens exclusivas e únicas. Numa superfície impressa, o brilho confere brilho e reprodução de cores distintas, o que o ajudará a criar memórias inesquecíveis nos seus clientes. O brilho aumenta a intensidade da cor fora dos ângulos especulares, mas proporciona uma reflexão incolor no ângulo especular.

O brilho é medido com instrumentos em conformidade, como o da figura abaixo, onde a amostra é iluminada num determinado ângulo de incidência em relação ao normal e a luz refletida é registada no ângulo especular da amostra. São geralmente utilizadas geometrias ópticas fixas, com ângulos de incidência e reflexão de 75º, 45º ou 20º. Quanto maior for o ângulo de incidência, ou seja, quanto mais rasante for a iluminação numa determinada superfície, maior será o aparecimento de brilho (vd. Equações de Fresnel). Para obter uma boa separação entre diferentes papéis, os papéis de alto brilho devem, portanto, ser medidos num ângulo pequeno em relação aos papéis normais e os papéis foscos num ângulo grande, mas na prática, a medição 75º prevalece.

Figure 2: Gloss Meter from IGT Systems

GOs testadores de brilho, conforme fotos acima, são calibrados com base num padrão preto polido de alto brilho de um determinado índice de refração ao qual é atribuído um valor de cem (100) unidades de brilho. Os padrões de brilho estão bem definidos pela Norma ISO 82544 tendo como base as equações de Fresnel. Os padrões de vidro preto de alto brilho podem ter valores ligeiramente diferentes, próximos de 100, dependendo do índice de refração do material de vidro e da geometria a que as medições devem ser efetuadas. A norma ISO 8254 recomenda que seja utilizado um bloco de trabalho padrão com valores atribuídos com cada instrumento para cada ângulo de medição. Estes ladrilhos deverão ser calibrados segundo o padrão de trabalho de alto brilho por um laboratório conceituado (reconhecido, por exemplo, pelo IPAC para o caso português) num instrumento padrão. Deve ser entendido que, independentemente do ângulo de incidência, o valor medido é expresso em percentagem, em relação ao padrão de preto de alto brilho definido tendo um valor de brilho de 100%.

Se estiver interessado em saber mais sobre brilhómetros, não hesite em contactar-nos. Temos todos o prazer em ajudá-lo.

Leave a comment