Qual é a Importância da Calibração? Um Guia Completo

Conforme já tivemos ocasião de aludir os dos nossos serviços no âmbito do Industrial Consulting consiste na calibração.

Temos consciência do quanto já gastou na aquisição de um equipamento de alta qualidade que atenda a todas as suas necessidades e espera que ele dure muito tempo. Quando o adquiriu, ele é fornecido calibrado com o respetivo certificado para que tenha certeza de que as medições estão precisas.

Além disso, uma medição adequada aporta muitos benefícios , entre os quais podemos destacar os seguintes: permite garantir a qualidade do produto, reduzir custos pela má qualidade e aumentar a confiança dos seus clientes.

Um dos requisitos essenciais para alcançar esse “Medir Bem” passa por uma calibração periódica do seu equipamento de ensaio. Uma correta calibração determina a qualidade dos resultados obtidos, estabelece a incerteza a eles associada e credencia a rastreabilidade dos padrões utilizados, ou seja, a sua certificação em laboratórios de acreditação nacionais ou internacionais.

A questão, pois, consiste em saber quão precisas são as medições após um ano? Após dois anos? Com que frequência deve calibrar seus e quem deve realizar a calibração para garantir os melhores resultados?

Neste post pretendemos que fique consciencializado do seguintes pontos:

  • O porquê da calibração dos seus equipamentos ser de extrema importância.
  • Com que frequência devem eles ser calibrados.
  • Quem pode calibrar os seus equipamentos de ensaio e o preço estimado de uma calibração.

O nosso método de trabalho


Quando adquire o seu equipamento de ensaio, ele geralmente será calibrado por um técnico de serviço credenciado pelo fabricante como parte do procedimento de instalação. Após esta calibração inicial, pode ter certeza que possui um equipamento pronto para uso; com o melhor desempenho e a fornecer resultados precisos de testes de materiais para os seus produtos.

No entanto, com o tempo o equipamento de ensaios pode tornar-se menos preciso nas suas medições devido a influências externas. Talvez os operadores se comecem a aperceber que não estão obter os resultados do ensaio esperado ou talvez nem se apercebam das pequenas imprecisões nas medições. Todavia, as medições têm um impacto na qualidade da sua produção e, em última análise, os seus clientes podem notar uma diferença na qualidade dos seus produtos antes de descobrirem que algo está errado. Este cenário pode sair muito caro para as finanças e para a reputação da sua empresa.

Mas quão precisas serão as medições após um ano de utilização? Dois anos após? Com que frequência deve calibrar o(s) seu(s) equipamentos de ensaio e quem deve realizar a calibração para garantir os melhores resultados?

Com que frequência deve calibrar o(s) seu(s) equipamento(s)?

Um certificado de calibração é válido por um ano. Deste modo, para garantir que o seu equipamento de ensaios atenda aos requisitos de calibração rastreáveis ​​aplicáveis ​​e para garantir que seu equipamento sempre meça com precisão, deve realizar uma calibração anual. Uma calibração anual do ajuda a garantir que pequenas imprecisões que possam ocorrer nas medições do seu equipamento sejam detectadas antes que as imprecisões se tornem maiores com o tempo e tenham um impacto na qualidade do seu produto e, em alguns casos, na segurança dos produtos.

Quem pode calibrar seu equipamento de ensaio?

Existem vários fornecedores de calibração no mercado. Algumas são empresas independentes especializadas em calibração (casos do CATIM ou do ISQ), enquanto outras são fornecedoras e fabricantes de equipamentos. A nosso ver deve sempre optar por calibrar seu equipamento pelo fabricante. A título exemplificativo, os nossos técnicos são acreditados pelo ENAC.

Conhecimento técnico, peças de substituição e tempo de inatividade

Os engenheiros técnicos credenciados pelo(s) fabricante(s) do(s) seu(s) equipamentos de ensaio conhecem o(s) seu(s) produto(s) em detalhe e têm muitos anos de experiência, peças de reposição genuínas e conhecimento especializado para fornecer uma solução de suporte 360. Se você tiver o equipamento de ensaio pelo fabricante e uma peça do mesmo precisar ser substituída, o fabricante terá sempre as peças originais em stock, enquanto uma empresa independente pode inserir uma peça sobressalente que não foi projetada para o seu equipamento e que pode causar danos ao seu equipamento, ou ela terá que encomendar a peça de substituição e, deste modo, não poderá usar o seu equipamento durante o tempo que levar para a empresa independente a receber e instalar a peça sobressalente. Além disso, a empresa independente certamente irá cobrar um preço mais alto pelo mesmo item do que o fabricante.

Especialistas em calibração de equipamentos

Conforme já antes tivemos ocasião de mencionar, é o fabricante do seu equipamento que conhece profundamente a seu equipamento em cada detalhe. Contudo, já pensou que a empresa a quem comprou os seus equipamentos é especializada exclusivamente em equipamentos de ensaio do mesmo tipo (sejam eles para pasta, tissue papel, cartão), já uma empresa independente geralmente lida com a calibração de vários tipos diferentes de equipamentos de medição? Com efeito, a título há uma enorme diferença no procedimento de calibração de um micrómetro ou de uma balança réguas e na calibração de máquinas de ensaio avançadas, onde cada equipamento possui uma configuração de calibração exclusiva.

Prática de preços de calibração

Os preços de mercado para calibração são muito próximos e tanto os fabricantes quanto as empresas independentes oferecem descontos por quantidade se tiver vários equipamentos a serem calibrados. Não há muita diferença nos preços de uma calibração realizada por uma empresa independente, o fabricante da sua máquina e um fabricante concorrente. Ao escolher o fabricante dos seus equipamentos, pode receber uma proposta que inclua manutenção e calibração da sua máquina, o que, entre outras coisas, significa que as verificações de segurança são realizadas, as correias são apertadas, a parte mecânica é lubrificada e outras peças da máquina são examinadas quanto a desgaste.

Contudo, é aconselhável celebrar um contrato de três anos para manutenção preventiva completa dos seus equipamentos de ensaios, pois este tipo de contrato oferecerá um preço reduzido em calibração, serviço e suporte sem comprometer a qualidade.

Informações Adicionais

Para obter informações adicionais sobre o nosso serviço de calibração preencha o formulário abaixo

Go back

Your message has been sent

Warning
Warning
Warning
Warning
Warning.

Leave a comment